Algumas estratégias de marketing tem se mostrado muito eficientes para determinados segmentos, como política, comunicação interna de empresas, escolas. Criar um personagem significa humanizar a comunicação, ameniza o ar "sizudo" de assuntos sem tirar a seriedade dos mesmos. É fato que a partir do momento que se adota personagens, principalmente se for a partir de pessoas reais no caso dos políticos, por exemplo, inicia-se uma simpatia por parte do público, que passa a comentar, divulgar aleatóriamente pelo simples fato do personagem passar um ar "carismático".
Importantíssimo, porém, a necessidade de um profissional muito capacitado na arte da ilustração, com sensibilidade não apenas para desenhar, mas também buscar humanizar o personagem, colocar alma no desenho, pois é preciso buscar nos mínimos detalhes como gestos e trejeitos a identificação máxima com o que se está criando.
Nas charges acima, a deputada federal do PT de São Paulo Janete Pietá e o vereador Zuquila do PR de Guarulhos, créditos para o excepcional profissinal Fabrício Antunes, meu grande parceiro e criador das ilustrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário