A comunicação na área política, seja nas eleições ou pós pleito, é uma ferramenta essencial para o ganho de confiança do eleitor, que vê no feedback um compromisso de seu candidato com o elitorado, conquistando assim uma espécie de fidelização. Candidatos que investiram em ferramentas de comunicação notaram uma grande diferença no período de campanha, pois já tinham uma espécie de terreno preparado, uma vez que a divulgação do trabalho, obras, investimento foi feito ao longo do mandato.
Várias são as “armas” da comunicação para fidelizar os eleitores, dando o feedback que aproxima e conquista o eleitorado, que coloca um voto de confiança no político. Redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook criam uma linha direta, em tempo real. Os impressos como jornais, informativos mensais do mandato, os informativos semanais por e-mail, sempre usando layout agradável e com textos bem elaborados, faz com que o eleitor guarde o material, divulgue, espalhe para os amigos e parentes, como uma forma de mostrar que seu candidato tem respeito e compromisso com seu eleitor.
Um cliente satisfeito revela sua satisfação para uma pessoa e o insatisfeito para dez, logo o mesmo ocorre com o eleitor. Juntamente com a boa comunicação, o trabalho não pode contrapor o que foi comunicado. Utilizar marketing é fundamental para a política, porém, fazer isso sem conteúdo, é propaganda enganosa e pode ter efeito contrário ao desejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário